O polimetilmetacrilato, mais conhecido como PMMA, é um material biocompatível e não absorvível, utilizado na bioplastia para dar volume em diferentes áreas do corpo e do rosto.
No corpo, o PMMA atua aumentando áreas específicas e pontuais, como a bioplastia de glúteos, onde é possível aumentar apenas as áreas que precisem de volume, não sendo, portanto, uma única zona de preenchimento, tal como a prótese.
No rosto, atua na maçã do rosto, na faixa que separa a face e o pescoço, conhecida como linha da mandíbula, bem como trabalha a harmonia do nariz na Bioplastia de Nariz.
O uso do PMMA também é indicado para casos de lipodistrofia, efeito colateral bastante comum em pacientes soropositivos. A perda de volume muscular pode ser trabalhada com a bioplastia, técnica que, por não exigir internação hospitalar e cuidados pós-operatórios complexos, evita maiores desconfortos ao paciente.
Na bioplastia, o PMMA é implantado com o uso de microcânulas por meio de um procedimento minimamente invasivo, sem cortes e pouquíssimo sangramento. A técnica é realizada em ambiente ambulatorial com uso apenas de anestesia local, permitindo que o paciente permaneça acordado e opine sobre o preenchimento dos volumes.